Dicas

 

Você sabia que boa parte do que você joga fora poderia ser reciclado e aproveitado sem desperdício? Reutilizar material ou descartá-lo de maneira correta é muito simples, basta seguir alguns exemplos e colocá-los em prática na sua vida cotidiana.

EMBALE SEU LIXO

A reciclagem começa em casa. Ao embalar seu lixo em sacolas, procure se certificar de que ele está bem acondicionado e de que elas não vão rasgar quando coletadas pelo lixeiro. Evite sacolas fininhas, assim você ajuda sua cidade a ficar mais limpa.

ÓLEO DE COZINHA

Jogar o resto do óleo de fritura na pia? Nem pensar! Um litro de óleo jogado no ralo polui um milhão de litros de água potável, permanece no encanamento, causa entupimentos e, sem sistema de tratamento de esgoto, acaba em rios e represas, além de impermeabilizar o solo. Guarde o restinho do óleo usado em garrafas PET para depois dar a destinação adequada (pode-se até fazer sabão). Procure quem trabalhe com esse tipo de reciclagem.

SACOLINHAS

As sacolas plásticas distribuídas nos supermercados estão em vias de extinção. Comece a utilizar em casa as biodegradáveis e tenha sempre na bolsa uma sacola ecológica, ou ecobag, para fazer compras. É menos poluente e muito mais chique!

CANECAS E LATINHAS

Você vai beber água no trabalho e pega um copo descartável. Mais tarde a sede aperta, você retira outro copo, e segue assim até o fim do expediente. Quer ajudar o planeta? Leve sua própria caneca de casa. Raramente esses copinhos são separados do lixo comum e encaminhados para a reciclagem. O plástico demora mais de cem anos para se decompor. Reaproveite também as latinhas de refrigerante.

PAPEL

Etiquetas adesivas, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, parafinados ou plastificados, guardanapos, “bitucas” de cigarro e fotografias são materiais de difícil reaproveitamento e considerados não recicláveis. Evite o desperdício deles.

LIXO É NO LIXO

Não jogue detritos na rua. Ao consumir bebidas e alimentos no carro ou na praia, por exemplo, guarde o lixo até encontrar uma lixeira. Se for o caso, coloque no cantinho do bolso ou da sua mochila. Faça a sua parte.

COLETA SELETIVA

Você não precisa ter em casa aqueles recipientes coloridos para participar da Coleta Seletiva. É mais fácil: separe o lixo em duas partes, o lixo orgânico, que é a parte úmida (restos de comida, folhas de árvore, tudo o que é natural e se decompõe), e o lixo seco ou inorgânico (como papel, papelão, metais, vidro, plástico, cerâmica, madeira). Lembre-se de sempre lavar os materiais descartados no lixo seco para facilitar no processo de reciclagem.

VIDRO

Garrafas de bebidas, frascos em geral (de molhos, condimentos, remédios, perfumes etc), potes de produtos alimentícios, inteiros ou em cacos, podem ser facilmente recicláveis. Mas atenção: vidros quebrados devem ser colocados em caixas de papelão ou embrulhados em jornal para não machucar o responsável pela coleta.

PLÁSTICO

Reciclar o plástico pode ser difícil quando há inúmeros tipos diferentes de resinas que são incompatíveis entre si e não podem ser misturadas no processo de reciclagem. Não é possível reciclar os conhecidos como termofixos usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos. O mesmo serve para celofanes e embalagens metalizadas como de salgadinhos e bolachas.

FRALDAS DESCARTÁVEIS

Elas levam quase 500 anos para se decompor. Uma opção ecológica e econômica são fraldas de pano. Dá para encontrar modelos bonitos e muito práticos que imitam o formato das fraldas descartáveis e possuem grande durabilidade. Se não for possível substituir as descartáveis, use as de pano nos fins de semana ou em casa.

Galeria

Dicas Anteriores


03/12/2014
O Poder das Frutas Vermelhas
19/12/2014
Ferramentas essenciais para cuidar de um jardim
01/04/2016
Dicas essenciais para manter a casa limpa
01/04/2016
Dicas essenciais para deixar a casa organizada
30/11/-0001

Fale Conosco

Fala Conosco

Dúvidas, reclamações ou sugestões?

Entre em contato agora mesmo

Dicas

Dicas para seu Dia a Dia

Ferramentas essenciais para cuidar de um jardim

Soluções simples que resolvem seus problemas

+ Dicas

Receitas

Receitas Deliciosas

Pudim de leite light

Confira algumas das receitas deliciosas que você pode fazer nossos produtos

+ Receitas

Trabalhe Conosco

Trabalhe Conosco

Faça parte de nossa equipe de colaboradores